Pesquisar este blog

Cálculo



No início do curso nos perguntamos diversas vezes para que servem o tal do Cálculo Diferencial e Integral.
Pois bem, em nosso curso vimos muito pouco destas matérias, na realidade, vimos o básico somente, não nos aprofundamos, já que o tempo é curto.
A grande verdade é que quem quiser se aprofundar nesta ferramenta, vai ter que correr atrás, afinal, o Cálculo Integral e Diferencial é utilizado vastamente no campo das Engenharias e em outras áreas, como na Medicina.

Cálculo Diferencial, ou simplesmente, DERIVADA:

A derivada é o coeficiente angular da reta tangente à função. Se você tem uma curva definida pela função F(x) e traçar uma reta que tangencie esta curva no ponto definido pelo par ordenado (xo,y=F(xo)) (toque apenas um ponto da curva), o coeficiente angular desta reta será F´(xo).
Uma das maiores aplicações da derivada é encontrar máximos e mínimos de funções.
Se este coeficiente angular for zero então alfa =0, pois tg(0)=0, significa que a reta à qual ele pertence é paralela ao eixo OX. Se esta reta é a reta tangente à curva, então este ponto da curva é o maior ou menor valor que a função pode atingir.
Existem outras diversas aplicações para derivadas, como encontrar taxas de variação de função, crescimento/decrescimento.
Existem outras diversas aplicações para derivadas, como encontrar taxas de variação de função, crescimento/decrescimento...aprenda a utilizar.

Cálculo Integral:

No cálculo, a integral de uma função foi criada originalmente para determinar a área sob uma curva no plano cartesiano e também surge naturalmente em dezenas de problemas de Física, como por exemplo na determinação da posição em todos os instantes de um objeto, se for conhecida a sua velocidade instantânea em todos os instantes.

O processo de se calcular a integral de uma função é chamado de integração.

Diferentemente da noção associada de derivação, existem várias definições para a integração, todas elas visando a resolver alguns problemas conceituais relacionados a limites, continuidade e existência de certos processos utilizados na definição. No entanto todas estas definições dão a mesma resposta para o resultado final de uma integração.

O símbolo da integração é , um S alongado (que significa "soma")



A Física faz uso intensivo do cálculo. Todos os conceitos na mecânica clássica são inter relacionados pelo cálculo. A massa de um objeto de densidade conhecida, o momento de inércia dos objetos, assim como a energia total de um objeto dentro de um sistema fechado podem ser encontrados usando o cálculo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário